5 revoluções da moda em 5 vídeos! - missmoon

5 revoluções da moda em 5 vídeos!

by - abril 09, 2012

Estudando um pouco sobre História da Moda na internet, encontrei o blog Wonderlandee, da mega fofa Analice Campos. Com ajuda de uma equipe, ela criou 5 vídeos (do tipo stop motion) para falar das 5 maiores revoluções da moda. Achei tão criativo (e lindo) que não hesitei em solicitar a permissão dela para postar aqui. Interessou? Vem comigo!!!




Calça FemininaCoco Chanel foi quem desenhou a primeira calça para mulheres colocando pra escanteio os longos vestidos e corpetes que dominavam os armários. Inspirado nos marinheiros, o primeiro modelo era largo e ideal para as moças acompanharem seus maridos em dias de cavalgada ou iatismo. Em plena década de 20, imagina o escândalo que não foi isso? 





Smoking Feminino: É de Yves Saint Laurent o famoso terninho ou “Le Smoking”, como foi chamado o primeiro modelo criado pelo estilista francês em 1966.  Sinal de liberdade e novos conceitos sobre masculino e feminino, o smoking para mulheres foi apresentado pela primeira vez com uma blusa transparente e calça masculina. Como toda revolução, transgrediu a forma como as mulheres se vestiam na época. 





New Look - Com o final da guerra, Christian Dior devolve a feminilidade às mulheres que tiveram o guardarroupa baseado nos uniformes de mulheres-soldados que traziam muitos ombros quadrados e estruturas de boxeador. Peças de ombros doces, bustos suaves e cinturas marcadas, como traduziu o estilista, fazia nascer, em 1947, o New Look, um visual delicado de cintura marcada e saias amplas até o tornozelo. O New Look se estabeleceu como o padrão de glamour dos anos 50, trazendo de volta a elegância esquecida.



O Biquíni: Imagina duas peças costuradas com menos de um metro de tecido? Pois é, assim nasceu o biquini, batizado com nome da ilha onde os Estados Unidos testou a bomba atômica em 1946, o Atol de Bikini. Cheio de polêmica, ainda houve uma mini briga para ver quem era o pai da criação. Após o episódio na ilha, o francês Jacques Heim elaborou o “atome”, apresentado “o menor maiô do mundo”. Mas, esqueceu de registrar o invento e outro francês espertinho, Louis Réard, surgiu com o “bikini, menor que o menor maiô do mundo” levando toda a fama.



A Minissaia: Anos 60, um turbilhão de coisas acontecendo, liberdade, paz e amor, e nessa vibe a estilista Mary Quant deu mais um toque de revolução à década: criou a ousada minissaia. O pedaço de pano de 30cm causou siricutico entre os conservadores, ganhando força nos looks das meninas. O sucesso foi tanto que a Bazaar, butique de Mary em Londres, ganhou mais de 100 filiais e se transformou em símbolo de vanguarda. 

Massa, né? Amei demais!!!

You May Also Like

7 comentários

  1. Sensacional ...


    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. Puxa agora falou a minha língua, adoro história da moda, adorei os vídeos e vou conhecer a dona deles.
    Um ótimo início de semana para vc.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Neila,

    belo post, amei saber mais sobre a moda, nunca imaginei que biquini era nome de ilha e a minissaia foi minha vestimenta favorita quando jovem.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  4. meninaaa, que post show! que achados esses vídeos flor! adorei mesmo!

    Beeeijooos

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Hello Nelia!!! Adorei a postagem!!!! =)

    ResponderExcluir
  6. O primeiro me ganhou por ter a Audrey!
    Muito criativos esses vídeos!

    Beijo!
    http://oh-myfashionblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Fiquei feliz que não tenha achado o post sobre Callas cansativo, rs.
    Obrigada!
    Desejo uma ótima terça-feira para você.
    Bjus

    ResponderExcluir

É muito bom ter você por aqui! Não deixe de compartilhar sua opinião comigo! ❤