Para ler: O Casaco de Marx

2/19/2013



Sabe aquela peça que a gente se identifica de cara e que que vira e mexe não tira do corpo? Pois é. Toda roupa tem história, algumas mais do que as outras, mas todas têm. O que vestimos está impregnado de memória, ajusta-se ao nosso corpo, torna-se especial pela forma que o tempo lhes deu, por seus cheiros, manchas adquiridas e, principalmente, pelos momentos vividos, passando, assim, a serem extensões de nós mesmo.


Quem curte a fanpage do blog (curte aê, gente) viu que postei, ontem, sobre esse livro que estou lendo e adorando! O Casaco de Marx: roupas, memórias, dor, de Peter Stallybrass, que nos faz pensar sobre as relações construídas com nossas as roupas, sejam elas compradas, herdadas ou recebidas de presente.



Já no primeiro capítulo, Stallybrass conta de quando começou a pensar nas simbologias que a indumentária pode abrigar, ao usar uma jaqueta de um grande amigo que havia morrido:

"Se eu vestia a jaqueta, Allon me vestia. Ele estava lá nos puimentos do cotovelo, puimentos que no jargão técnico da costura são chamados de 'memória'. Ele estava lá nas manchas que estavam na parte inferior da jaqueta; ele estava lá no cheiro das axilas. Acima de tudo, ele estava lá no cheiro. Comecei a acreditar que a mágica da roupa está no fato de que ela nos recebe: recebe nosso cheiro, nosso suor; recebe até mesmo nossa forma.

E quando nossos pais, os nossos amigos e os nossos amantes morrem, as roupas ainda ficam lá, penduradas em seus armários, sustentando seus gestos ao mesmo tempo confortadores e aterradores, tocando os vivos com os mortos... Eu vesti a jaqueta de Allon. Não importa quão gasta estivesse, ela sobreviveu àqueles que a vestiram e, espero, sobreviverá a mim. Ao pensar nas roupas como modas passageiras, nós expressamos apenas uma meia-verdade. Os corpos vêm e vão: as roupas que receberam esses corpos sobrevivem.” 

Esse é, sem dúvida, um livro pra você que ama moda e suas relações. É apaixonante!

Você também pode gostar

4 comentários

  1. Parece ser um bom livro! Boa dica!!
    Já tem post novo no My Petit!Não deixe de conferir!
    Beijos!!,
    Marissol!!
    ➥ www.mypetitblog.com

    ResponderExcluir
  2. Parece ser sensacional o livro ...
    Fiquei super curiosa ...

    Bjs ♥
    www.vintagefashion.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já me apaixonei pelo livro só por esse trechinho. Parece ser muito bom mesmo amiga! :)

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia... Parece ser ótimo. Me encantei
    Beijos,
    http://theclassicblack.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É muito bom ter você por aqui! Não deixe de compartilhar sua opinião comigo! ❤