PROJETO MAN IN BLACK // SEMANA 30

outubro 22, 2017




"And if I try to hold you up, don't pay me no mind, but when you got ten bucks that you can blow you oughta catch that Johnny Chicken show. He's doin' fairs and concert dates all up and down the line. // E se eu tentar te roubar, não me dê nada, mas quando você tiver dez dólares sobrando você pode assistir esse Johnny Chicken show. Sempre na linha, ele não fura a data de suas apresentações." Chicken in Black, de Johnny Cash.

Em 1984, John estava de volta ao fundo do poço. Embora as turnês fossem bem sucedidas, suas novas canções não faziam mais tanto sucesso e a Columbia, parceira de quase 30 anos, dava sinais de querer abandoná-lo. Em seu livro "Cash, a autobiografia de Johnny Cash; co-produzido com Patrick Carr, ele nos conta como estava cansado de ouvir sobre perfis demográficos, sobre "o novo fã de country", de como era o "novo perfil de marketing" e todas as outras tendências que iam de encontro ao seu modo de pensar e trabalhar. Foi então que, propositalmente, lançou o álbum mais trash de sua carreira: Chicken In Black. 

Entregue novamente aos comprimidos, ele não sentia motivação pra mais nada. Se era para pra chutar o pau da barraca tava ali uma resposta genial pra todo mundo que acreditam que temos de ser invencíveis, de nos adequar pra caber num espaço que não é nosso. Na canção, ele conta como seu cérebro tinha sido transplantado numa galinha e de como corpo sobreviveu a isso. Do fato de ter virado um assaltante de banco e de plateias para conseguir o dinheiro que tanto lhe era cobrado. John se ridicularizava e forçava a CBS a aceitá-lo. Era o troco, meus amigos. 

Ironicamente, a música acabou sendo um sucesso comercial maior do que qualquer outro material lançado naquela década trevosa. Era a prova de que Johnny Cash não era um homem a ser ignorado. Assim, ele deixaria a Columbia antes que ela o dispensasse primeiro; o fim do contrato aconteceria em 1986. Chicken in Black era o estopim, uma provocação. Em sua publicação ele ainda conta que fez a gravadora pagar por um vídeo com ele vestido de galinha. haha

É uma pena que eu não tenha encontrado esse vídeo, mas tenho a gravação do clipe de Chicken in Black. 








DISCOGRAFIA 84 - 

EP - That's The Truth / Joshua Gone Barbados, 01 de março de 1984 (Columbia)
EP - Chicken In Black / Battle Of Nashville, 01 de julho de 1984 (Columbia)

EP - They Killed Him / Three Bells, 01 de dezembro de 1984 (Columbia)

Olha, eu nunca vi nada tão genial! É uma auto paródia, mas tão carregada de verdades e de críticas... O recado estava dado. 


+ infos:
Sobre o projeto:https://goo.gl/Fa4YCx
Features news, discography, forum, chat, timeline, FAQ, pictures, merchandise, radio online and shop online | cash's official site: johnnycash.com 

You Might Also Like

0 comentários

É muito bom ter você por aqui! Não deixe de compartilhar sua opinião comigo! ❤