PROJETO MAN IN BLACK // SEMANAS 33, 34, 35 - Missmoon

PROJETO MAN IN BLACK // SEMANAS 33, 34, 35

by - novembro 09, 2017

Hey, amigos!
Chegamos aos anos de 1988, 1989 e 1990 do #projetomaninblack. Esse post era para ter ido ao ar no domingo passado, mas terminei não editando o texto e eis que hoje ele tá no ar. Para atualizar quem tá acompanhando, atrasei as audições do final de junho e de julho inteiro. Assim, precisei refazer o cronograma das semanas. Para conseguir fechar tudo esse ano, de lá pra cá, escutei três décadas em cada semana. Isso não seria penoso, mas poderia ter sido sobrecarregado, caso ele tivesse produzido tantos discos como nos anos 60 e 70. Contudo, os anos 80 foram bem enxutos em relação às gravações e você vai entender porquê. 

Com essa reformulação do projeto, os anos mais emblemáticos virão sozinhos, como é o caso de 1994 - ano da apresentação no Glastonbury e 2003, ano da morte dele, por exemplo - enquanto os não tão movimentados, digamos, virão em dois ou três, como é o caso desse post e de alguns anteriores a ele. Vamos lá!

Em 1988, numa ida ao hospital, desta vez para visitar Waylon Jennings (que estava se recuperando de um ataque cardíaco), o amigo sugeriu que Cash fizesse alguns exames a fim de checar como ia seu coração, afinal no ano anterior ele havia descoberto que suas coronárias não iam nada bem. Após o check-up, os médicos recomendaram uma cirurgia cardíaca preventiva. O que pareciam tranquilo se revelou mais tarde numa experiência de quase morte, a qual antecipei no post anterior. Waylon e John recuperaram bem, mas O Homem de Preto não tomou qualquer analgésico no pós-cirúrgico, ele temia uma recaída na dependência. 

Vale relembrar qua ainda nesse ano Johnny conheceu o U2, quando a banda fazia uma turnê pelos EUA. Bono quis conhecê-lo justamente por conta de sua vida espiritual e religiosa e esse encontro tivemos a gravação de The Wanderer, escrita pelo líder da banda especialmente para Cash cantar. Outro ponto marcante foi o selo britânico Red Rhino produzir 'Til Things Are Brighter, um disco com artistas jovens que interpretavam músicas de Cash. O intuito de arrecadar fundos para as pesquisas acerca da Aids. Isso o deixou muito orgulhoso e emocionado. 


Em 1989, os problemas de saúde continuavam. Dessa vez foram nos ligamentos do joelho, uma bronquite e outras infecções respiratórias, que o levaram novamente muito perto de recair no vício em medicamentos, pois como esses diagnósticos era impossível não utilizar analgésicos. Felizmente, isso foi contido a tempo com ajuda médica preventiva. 

Já em 1990, o supergrupo que John fazia parte grupo volta aos estúdios para gravar The Highwaymen 2. Porém, outros percalços relacionados à saúde: a extração de um dente causou um cisto em sua gengiva, exigindo nova intervenção cirúrgica que resultou no enfraquecimento da mandíbula. Fragilizada, semanas depois ela se partiu e nunca mais voltou ao normal. Esse é o motivo da face dele ter fica levemente torta, como as fotos mais recentes demonstram. Com tudo isso era impossível se manter em estúdio ou nos palcos como sempre fora. 

- DISCOGRAFIA 88 - 

EP - Get Rhythm / Cry Cry Cry, 01 de fevereiro de 1988 (Mercury)
EP - That Old Wheel (w. Hank Williams Jr) / Tennessee Flat Top Box, 01 de julho de 1988 (Mercury)
LP - Water From The Wells Of Home, 01 de outubro de 1988 (Mercury)

  - DISCOGRAFIA 89 - 

EP - Ballad Of A Teenage Queen / Get Rhythm, 01 de janeiro de 1989 (Mercury)
EP - Last Of The Drifters / Water From The Wells Of Home, 01 de junho de 1989 (Mercury)

- DISCOGRAFIA 90 -

EP - Silver Stallion / American Remains, 01 de janeiro de 1990 (Columbia)
EP - Farmer's Almanac / I Shall Be Free, 01 de janeiro de 1990 (Mercury)
LP - Boom Chicka Boom, 01 e3 fevereiro de 1990 (Mercury)
EP - Born And Raised In Black And White / Texas, 01 de junho de 1990 (Columbia)
EP Cat's In The Cradle / I Love You I Love You, 01 de julho de 1990 (Mercury)
EP - Goin' By The Book / Beans For Breakfast, 01 de novembro de 1990 (Mercury)

Water From The Wells Of Home possui várias colaborações com outros artistas, incluindo "New Moon Over Jamaica" com Paul McCartney. Outros convidados incluem Waylon Jennings, Hank Williams Jr., Glen Campbell, Emmylou Harris e os membros da família Rosanne Cash, John Carter Cash, June Carter Cash, além de membros da família Carter.

Para ouvir: Water From The Wells Of Home (algumas músicas): Youtube
Para ouvir 'Til Things Are Brighter: Youtube

+ infos:
Sobre o projeto: https://goo.gl/Fa4YCx
Features news, discography, forum, chat, timeline, FAQ, pictures, merchandise, radio online and shop online | cash's official site: johnnycash.com 

You May Also Like

0 comentários

É muito bom ter você por aqui! Não deixe de compartilhar sua opinião comigo! ❤