PROJETO MAN IN BLACK // SEMANAS 37 E 38 - Hey, Missmoon

PROJETO MAN IN BLACK // SEMANAS 37 E 38

by - novembro 12, 2017


Essas são as semanas 37 e 38 do #projetomainblack, onde eu escutei os discos de 1991 e 1992 de John, em 1993 não houve disco lançado. 

Em 91, ele estava então com 60 anos e já com a saúde um tanto debilitada veio a sofrer um perda irreparável; sua mãe, a Sra. Carrie, falecera. A relação deles era formidável, ela o apoiara desde sempre, o incentivando a correr atrás dos seus sonhos, pois ele tinha "o dom". Ele levou isso como grande impulso durante toda sua vida. 

Abalado tanto física quanto emocionalmente, ele não tinha mais grandes ambições com relação a sua carreira, era hora de fazer apenas o que gostava. E mesmo sem grandes esforços ainda era celebrado; ainda nesse ano ganhou o "The ACM Pioneer Award", pela Academy of Country Music, como "lenda viva". Porém, ele tinha abandonado o mainstream, estava se lixando para o jogo das grandes gravadoras e tinha resolvido a passar o resto de seus dias na estrada, tocando com seus amigos, próximo da família e das pessoas que realmente o amavam e desejavam escutá-lo.

Foi em 1991 que Nick Lowe, que há essa altura já não era mais seu genro, conseguiu terminar The Beast in Me. E o interessante é como isso aconteceu. O ex-marido de Rosanne afirma ter sido ajudado por "alguém", segundo próprio depoimento: “Deu um ‘click’ e subitamente a terminei num fim de tarde. Foi como se alguém aparecesse e me mostrasse como deveria ser.”

Em 1992, ainda houve o projeto do parque temático “Cash Country”, no Missouri. Johnny não investiu grana na obra de David Green, mas tinha grandes planos para promover a música gospel no local em que também ficaria o seu museu. A inauguração, claro, seria com seu show, mas, antes disso veio a falência do idealizador e o empreendimento foi abortado.

Mas, do males o menor porque graças a isso ele saiu em turnê pela Europa, passando por Dublin na mesma época, fevereiro de 1993, em que o U2, uma das bandas de maior sucesso naquele momento, gravava seu disco Zooropa. Como contei no post anterior Johnny conhecera o U2 em 1988, quando a banda excursionava pelos EUA. Quando Bono soube que Cash estava em Dublin, escreveu, de um dia para outro, a letra da música que ficaria conhecida como The Wanderer, feita para John cantá-la. 

A letra foi inspirada no livro do Eclesiastes, no qual um narrador anônimo busca a realização da vida, mas sem sucesso. É sensacional escutar esses versos na "voz do centro do mundo": 
I went out searching, looking for one good man, a spirit who would not bend or break. Who could sit at his father's right hand. I went out walking with a bible and a gun, the word of god lay heavy on my heart, I was sure i was the one. Now jesus, don't you wait up. Jesus, i'll be home soon. // Eu saí em busca, procurando pelo bom homem, um espírito que não se entortaria nem quebraria, que sentaria ao lado direito de seu pai. Eu saí caminhando com uma bíblia e uma arma e a palavra de Deus pesando em meu coração. Eu tinha certeza que e era o escolhido. Agora, Jesus, não espere. Jesus eu estarei em casa logo.

- DISCOGRAFIA 91 - 

CD - The Mystery Of Life, 01 de março de 1991 (Mercury)
EP - Mystery Of Life / I'm An Easy Rider, 01 de março de 1991 (Mercury)

- DISCOGRAFIA 92 -

CD - Survivors (with Jerry Lee Lewis and Carl Perkins), 01 de maio de 1992 (Columbia)

Ainda em 1993, surgiu na vida de John o produtor Rick Rubin, até então famoso por seu trabalho com bandas de rock pesado, rap, hip-hop e gêneros dessas vertentes. Aparentemente, isso era totalmente improvável, em que esse cara teria a ver com Cash? Mas, todos estavam enganados e o que ele iria propor a John seria o que ele esperou durante sua vida inteira: gravar suas canções favoritas apenas com sua voz e inseparável violão.

Isso foi feito na própria sala de estar da casa de Johnny Cash e o resultado foi tão impactante que ele passou os próximos seis meses trancado gravando dezenas e dezenas de canções (em sua maioria gospel) e por conta desse trabalho não houve disco lançado em 1993. Depois que acabaram de selecionar todas as músicas, The Beast in Me estava entre as eleitas, a compilação deu vida ao memorável disco que tem como título o nome do selo de Rubin: American Recordings. Mas, isso é assunto para o próximo post. 

Para ouvir: 
🤠 🎸 The Mystery Of Life: Youtube
🤠 🎸 Survivors (with Jerry Lee Lewis and Carl Perkins): Youtube parte 1 | Youtube parte 2

+ infos:
Sobre o projeto: https://goo.gl/Fa4YCx
Features news, discography, forum, chat, timeline, FAQ, pictures, merchandise, radio online and shop online | cash's official site: johnnycash.com 

You May Also Like

0 comentários

É muito bom ter você por aqui! Não deixe de compartilhar sua opinião comigo! ❤

Os 5 posts mais lidos