TAROT PARA INICIANTES - CONSELHOS PARA COMEÇAR A ESTUDAR AS CARTAS

8/02/2018


Começe a estudar o Tarot com confiança


Normalmente, quando a gente decide aprender a ler as cartas é quase impossível não virar um mini obcecado pelo tema. Digo isso por experiência própria, porque é tanta vontade de aprender que vamos buscando milhares de informações, baixamos trocentos e-books, favoritamos mil páginas (alô, Clube do Tarô kkk), tudo é tão incrível e mágico que terminamos sem nem saber por onde começar.

A quantidade de material disponível é imensa e, por isso, eu pensei em compartilhar algumas pontos que foram fundamentais pra mim e que podem te ajudar nos estudos, te fornecer, digamos assim, um norte. 

Escolha sempre um deck que você já possui uma conexão

Sim, nesse post eu contei como escolher seu Tarot e nesse outro como criar uma ligação com ele. Vai ser bem mais fácil você manter seus estudos com uma baralho com o qual já tem uma intimidade. Com a simbologia familiar será muito mais fácil associar os significados, mas lembre que associar não é decorar. Se você começar a esquecer o que estudou, é muito provável que esteja decorando no lugar de saber de fato.

Siga a jornada do Louco

Não sei se você sabe, mas há uma jornada entre os Arcanos Maiores. É como se se seguisse uma sequência lógica, onde uma história é contada. Ela começa com Arcano o Louco - por isso tem esse nome - passa por todas as cartas, até chegar novamente nele, onde tudo recomeçará. É um ciclo infinito, de incontáveis possibilidades, numa eterna busca pela evolução. Estude as cartas uma por uma, extraindo o suficiente para o momento, e só assim você passa para a próxima.

Comece com tiragens simples

A cruz celta é linda, uma mandala astrológica é maravilhosa, mas pra quem está começando a simplicidade é tudo. Um jogo de três cartas será muito mais fácil de interpretar do que uma tiragem com várias cartas que se interligam. Tenha em mente que cada carta ao lado da outra abre uma infinidade de interpretações e você tem terá de estar num certo nível de experiência para saber lê-las corretamente. Um jogo com 3 cartas tipo passado, presente, futuro (o que está acontecendo? Por que isso está acontecendo? Qual é a moral da história?) é perfeito para quem estar iniciando.

Vá no seu próprio ritmo

Quando a gente tá aprendendo costumamos ter bastante contato com outras pessoas que também tem o mesmo propósito que nós. Algumas parecem ter um domínio inalcançável e outras são mesmo arrogantes por isso, mas o que elas se esquecem é que um dia já foram iniciantes também. Procure se cercar de pessoas compreensíveis e conscientes de que o estudo nunca para. Então, não caia no erro de se comparar com ninguém. Sabe aquela música que diz "temos nosso próprio tempo"? Pois é.

No início pode ser que você tenha que recorrer ao guia a cada tiragem e isso é ok. Não há problema em não ser um profissional desde o início - ninguém é. Tem gente que aprendeu com a vó, com mãe, com a tia quando tinha, sei lá, 10 anos de idade. Isso não importa pra você; estando com cinco ou cinquenta anos quando começar a aprender, o importante é começar.


Tenha em mente o seu propósito

O que o Tarot significa para ti? Você quer fazer previsões ou quer usá-lo como uma ferramenta para meditação e autoconhecimento? Talvez ambos? Há tantas maneiras de usar as cartas e embora possa não parecer, como tudo na vida, é importante ter um propósito. Por exemplo, se você acha que é papo furado e sempre põe em cheque se aquilo é real, sinto te informar que está jogando seu tempo fora. Porque usar algo em que não acredita? Então, se quer aprender, entra de cabeça e coração.

Não se sinta pressionado a ler para os outros

É certo: assim que você começar a falar sobre o Tarot as pessoas vão lhe pedir uma leitura. Sempre tem alguém. Ler para os outros é uma ótima maneira de testar a si mesmo e pode ser incrivelmente recompensador para todas as partes envolvidas - não há melhor sensação do que ajudar um amigo que está passando por um problema. 

Só que você só deve fazer isso se estiver confortável e seguro. Deixe claro que ainda é iniciante e está disposto a ajudar, mas que pode falhar em algum momento. Não esqueça que abrir as cartas requer tempo, esforço e energia, e muitas vezes os amigos e a família esperam que você faça isso de graça. Até aí tudo bem, mas se você quiser, é lógico. Caso não queira, seja educado e deixe clara a sua posição. Lembre-se: você não é obrigado a nada. 

Conecte-se com uma comunidade

Quando eu comecei a ler as cartas foi incrivelmente aparecendo mil pessoas que gostavam e faziam as mesmas coisas que eu. Não, isso não é por acaso. Quando nos dedicamos a uma coisa e pensamos muito nela, perceba que onde você vai estará lá a tal coisa. Lembro agora de uma história engraçada, uma amiga desconfiava que estava grávida. Daí, ela me disse: não é possível eu abro a porta vejo uma grávida, ligo a televisão tá lá uma grávida. Não possível, eu só posso estar grávida! No final ela não estava, apenas dedicou tanta energia para aquilo que a atraia. 

Faça a mesma coisa! Se cercar de pessoas com o mesmo propósito que você é maravilhoso! A troca é imensa, o aprendizado idem. Se não puder ser presencial, pode ser online com certeza. Grupos no Facebook, WhatsApp, perfis no Instagram são ótimas opções. Não deixe de fazer as trocas de leitura ou o famoso pedido de "pitaco", que nada mais é do que pedir para outras pessoas darem sua  opinião sobre uma interpretação que você fez.

Não se sobrecarregue

Por hoje, meu último conselho é esse. Como disse no início, há uma quantidade infinita de conhecimento e recursos sobre o Tarot, o que pode trazer uma ansiedade enorme ou a sensação de "estar deixando passar algo". Você não tem de estar em todos os lugares ou ler todas as coisas. "Porque você tem que ler tal livro". Quem te disse isso já começou errado, porque você não tem nada. A não ser fazer o que te faz bem, o que você acha certo. Aqui deixei conselhos que, como o próprio nome já sugere, você segue se quiser, se achar legal. Não deixe a frustração ou o medo te impedir de fazer parte do maravilhoso mundo do Tarot! 😅


Você tem alguma outra dica que não falei aqui, ou quer simplesmente tirar alguma dúvida, mandar uma mensagem? Não deixe de registrar nos comentários ou falar pelo link de contato aí no topo da página! 

Você também pode gostar

1 comentários

  1. Muito obrigada por o seu sentimento e conselho. Eu estou iniciando (ja a alguns meses) e me sinto perdida realmente. Nao consigo😞 mas estou perseverando, tentando o meu grande problema é memorisar... sinto as cartas como positivas ou negativas mas nao consigo por palavras se tiver uma dica aceito 😊

    ResponderExcluir

É muito bom ter você por aqui! Não deixe de compartilhar sua opinião comigo! ❤