MEU PLANEJAMENTO PARA MONTAR UM ARMÁRIO CÁPSULA

outubro 04, 2018


Se você ainda não sabe o que é um armário cápsula, vou explicar bem resumidamente esse conceito que vem mudando a maneira como algumas pessoas se vestem e consomem peças do vestuário. O termo surgiu lá pela década de 70 com a estilista Susie Faux, que propôs um guarda roupa com poucos itens, mas que todos combinassem perfeitamente entre si. 

Com o power-dressing dos 80 anos a ideia ficou meio que esquecida, sendo resgatada agora nos anos 00. Uma das principais defensoras que veio resgatar essa técnica foi a blogger norte-americana Caroline Rector, do Unfancy, que decidiu criar um armário-cápsula para o verão, bem como para as outras estações, com aproximadamente 37 peças, que serviriam perfeitamente para o clima em questão.

Para iniciar o primeiro passo é organizar o guarda-roupa.  Assim, é feita uma separação das roupas para que elas sejam analisadas detalhadamente. Ao final  o que vai permanecer será apenas o que de fato é usado, o que vestimos com pouco frequência ou não vestimos vai para venda ou doação.

Quem me acompanha no Instagram viu que me desfiz de muita coisa; algumas eu doei e outras montei uma lojinha no Enjoei. Quando o atelier onde trabalhava fechou e fiquei mega sem grana, essa foi uma solução e tanto!

Agora, as coisas estão melhorando e eu preciso investir em novas peças. Foi então que pensei: preciso comprar peças-chave, que tenham qualidade, sejam sustentáveis e rendam bons looks. Taí, o armário-cápsula vai ser uma boa porque assim vou poder me planejar e sair pra comprar apenas o que realmente preciso. Ter foco vai ser essencial para ignorar totalmente um casaco de paetês que eu pouco vou usar (kkk eu tenho um, mas terminei não desapegando porque ele é muito incrível). 

O esquema ensinado no Unfuncy para montar armário cápsula feminino é o seguinte: 9 pares de sapato, 9 peças de baixo, 15 blusas, 2 vestidos e 2 casacos. Para chegar a essas quantidades a Caroline pensou em quantas peças precisaria, mas isso pode variar muito. No meu caso ficará assim:

07 peças de baixo (4 calças, 2 shorts e 1 saia longa); 
10 blusas;
04 pares de sapato (1 bota de cano curto, uma sapatilha, um tênis e um par de festa);
03 sobreposições (uma jaqueta, um blazer e um cardigan);
Total: 24 peças

De acordo com ela, o ideal é manter entre 30 e 40 peças no máximo, mas eu conseguiria ficar com essas 24 tranquilamente. E o mais legal é que nem tudo precisa ser comprado, já que a gente avaliou nosso guarda-roupa muito bem. Afinal, peças bem escolhidas não são datadas, podendo ser usadas em qualquer estação e vão bem tanto num brunch de domingo quanto numa reunião de negócios.


Só que embora possa parecer fácil essa tarefa requer muita organização e paciência e é preciso maturidade o suficiente para manter no guarda-roupa apenas aquilo que veste bem ou que é ok com o nosso estilo. Em seu blog Caroline disponibiliza um planejamento muito útil dando alguns passos para quem, como eu, quer adotar o armário-cápsula. Eu fiz uma pequena adaptação para minhas necessidades e rendeu 6 etapas. 

1. Cotidiano: Farei uma lista das minhas atividades diárias. Como eu trabalho em esquema home office os compromissos externos não são tão frequentes e eu não preciso de looks ultra elaborados.

2. Identificação do meu estilo: tenho um estilo básico, com pitadas de rock e esoterismo. Essa é a melhor coisa a fazer: identificar pelo menos 3 palavras que definem a forma como você se veste.  

3. Marcas: vou fazer uma pesquisa antecipadamente para saber quais as lojas tem a ver comigo e com as práticas de produção que eu acredito. E que cabem no meu orçamento, é claro. 

4. Cores e estampas: Minha paleta já é bem determinada. Sempre opto pelo preto, branco, cinza, mostarda/bege ou verde militar. Para os sapatos, são sempre pretos e acessórios como bolsas preto ou marrom. A rainha do previsível. 

5. Peças-chave: o que sobrou do que tenho e de fato uso? Preciso ter em mente que devo comprar apenas o necessário. 

6. Looks-chave: Aqui anotarei as composições que eu amo usar, como por exemplo calça preta/jeans, blusa de malha listrada ou preta, blazer... Na minha pasta get the look do Pinterest vocês podem ver muito disso.  

E vocês ainda adotam guarda-roupas bem cheios ou preferem algo mais minimalista? Já tinha ouvido falar do armário-cápsula? Dividam comigo, porque estou bem insegura se isto dará certo!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Boas dicas! Também estou a pensar montar um armario capsula mas estou a ter dificulades em conseguir escolher que peças quero remover de vez do meu armário :'(

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderExcluir

É muito bom ter você por aqui! Não deixe de compartilhar sua opinião comigo! ❤