quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Competição incentiva estudantes a repensarem a Moda

O evento comprova a importância de despertarmos na nova geração a consciência de que o consumo precisa ser consciente, afinal, moda não é descartável!

Reconhecendo que a educação desempenha um papel fundamental na introdução de novas atitudes em relação à sustentabilidade da moda, a Fashion Revolution USA estabeleceu uma competição entre os alunos do ensino médio, os incentivando a cultivar a consciência em relação  à transparência, moda, design, empatia e reuso das roupas.

O objetivo foi fazer com que os alunos pusessem maneiras de recriar roupas e fazer de suas peças pessoais uma fonte de reinvenção. Entre os jovens, forem escolhidos aqueles que já possuíam uma paixão pelo upcycling e que assim pudesse usar sua criatividade, curiosidade e disposição para (re) estilizar uma peça em três etapas.




Entre as atividades estava visitar lojas de antiguidades ou brechós, a fim de selecionar as peças que seriam refeitas; pesquisar e demonstrar ações que visassem o lixo zero, além do processo de desconstrução e reconstrução da peça. 

Assim, foram criados vídeos curtos, colagens e posts em blogs, com pequeno com o objetivo de documentar todo o processo. No final de cada reunião, os alunos deveriam usar os últimos 15 minutos para refletir, filmar, citar, os pontos fortes do trabalho em grupo, quando foram  captados  insights, atitudes, para medir o impacto do workshop individualmente e em coletividade.

Mudando mindsets em prol do futura da Moda.


Como grande vencedor foi escolhido o  grupo GCM Re-Fashion, de Falls Church, Virginia, um grupo de oito jovens - entre eles Alicia González, Ali Mirani e Zoe Belland - que apresentaram um trabalho extraordinário no qual mesclaram um blazer de brechó com um blazer da fast fashion Forever 21.

Essa é uma ótima forma de conscientizar a nova geração sobre o consumo de moda, para que eles se tornem propagadores desse movimento. Conhecer o processo e trazer esses estudantes para a realidade do Fashion Revolution foi, sem sombra de dúvidas uma sacada e tanta! 

Como prêmio, os estudantes receberam um certificado, além de um super destaque nas redes sociais da  @Fash_RevUSA.

Mais do que isso, acredito que a grande recompensa é o esforço e trabalho de cada grupo para pensar em soluções com confiança, atitude, compreensão e consciência a necessidade para executar e contribuir para a moda sustentável. E o Fashion Revolution está de parabéns com essa iniciativa, pois comprova que é sensível a  necessidade de realizar esse trabalho de formiguinha e incluir nele os jovens criadores/consumidores. 

Com informações do fashionrevolution.org

Sou jornalista com Especialização em Comunicação e Marketing de Moda e idealizadora do Hey, Missmooon. Aqui, te ajudo a entender como funciona o fashion Business e, de quebra, a preservar o nosso planeta!

1 comentários:

  1. Nossa, incrivel! Seu post está de parabens, amei o tema. http://annelims.blogspot.com/2018/12/dicas-de-series-para-maratonar-nas.html

    ResponderExcluir

Contato

Mande um Oi!

Endereço

Vamos marcar um café?

Para dúvidas, parecerias, jobs ou apenas um oi, entre em contato!

Endereço:

Salvador, BR

Telefone:

em breve

Email:

contato.heymissmoon@gmail.com