Moda Limpa, uma agenda de fornecedores sustentável



Conheça o site que funciona com uma agenda amiga e que é totalmente colaborativo!



Encontrar fornecedores nem sempre é uma tarefa fácil e encontrar quem te entregue matérias-primas sustentáveis é ainda mais difícil!

Foi pensando nisso que a Marina de Luca criou pela primeira vez um Google Docs aberto, com acesso sem limites e reuniu ali fornecedores oferecessem matérias primas ou serviços de Moda. Não preciso nem dizer que foi um sucesso, ajudando inúmeras pessoas.

O tempo passou e a ferramenta que já era incrível, se tornou ainda melhor. O Doc virou um site, o Moda Limpa, a nossa agenda sustentável e consciente.

Para constar nessa agenda as pessoa ou empresa não precisa ser certificada, já que os que estão lá não tem necessariamente esse documento, cabendo a cada um essa certificação da responsabilidade sustentável e ética.

A única exigência para estar na lista é ter práticas sustentáveis. Como a criadora ressalta, "são indicações, como se você estivesse ajudando um amigo ou colega de trabalho". Inclusive, os usuários pode avaliar o que foi entregue por meio de comentários no espaço indicado logo abaixo de cada contato.





Hoje, o site conta uma base de quase 500 fornecedores/prestadores cadastrados, de todas as partes do Brasil, que passam pela curadoria da própria Marina e são categorizados da seguinte forma: vegano, orgânico, justo, reciclagem, upcycling, pequeno produtor, apoio à técnicas tradicionais, biodegradável, feito no Brasil, apoio a grupos vulneráveis, social, menor impacto ambiental e educacional


Entre os propósitos do Moda Limpa estão:

- A criação de conexões e facilitar o contato entre as pessoas;
- Valorização e visibilidade e oportunidade para fornecedores com foco em sustentabilidade;
- Incentivo da circulação de produtos e o trabalho de profissionais mais sustentáveis e/ou éticos;
- Disseminação de conhecimentos das novas maneiras de produzir a moda;
- Incentivo do consumo consciente de produtos e serviços;
- Redução radical do impacto ambiental e social da indústria da moda.

Ser colaborativo

O caminho para a moda sustentável passa obrigatoriamente por consumidores mais conscientes e que exigem um produto limpo e ético. E por esse motivo o site e totalmente aberto a inclusão da sua marca ou daquela que você experimentou e percebeu que pode somar.

Embora o cenário atual nos revele tanto um consumo quanto uma produção desenfreada, com descarte de roupas no mesmo ritmo, a boa notícia é que existe um movimento que vai na contramão de tudo isso. Arrisco dizer que daqui a 10 anos teremos um cenário ainda melhor!

Iniciativas com o Moda Limpa surgem para dar maior consciência ecológica aos consumidores, mostrando que as roupas e produtos podem ser projetados com matérias primas ambientalmente amigáveis. 

E, quanto consumidores, podemos fortalecer essa corrente exigindo cada vez mais que a indústria preocupe com os impactos socioambientais que seus processos produtivos têm gerado. Por isso, queira sempre saber quem faz suas roupas e em quem condições elas são produzidas. .

Que iniciativas como essa cresçam e se multipliquem para uma moda cada vez mais consciente!





Todos os Direitos Reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário