Como crescer no Instagram: crie um plano estratégico seguindo 10 passos simples!


Se antes era o número de seguidores o item mais valioso numa conta do Instagram, agora sabemos  que ter uma comunidade engajada e que ama o seu conteúdo é o que realmente importa. 
Por isso defini 10 passos simples para conseguir fortalecer o seu perfil na rede social mais famosa do momento!



10 entre 10 perguntas que surgem nas question box das pessoas que mais bombam no Instagram é: quais os hacks que posso utilizar para crescer no Instagram? Como acompanho muita gente que tem utilizado estratégias para aumentar a comunidade e ter visibilidade na rede social mais famosa da atualidade, separei 10 passos que extraí de lives, stories e IGTV e que estou aplicando para conseguir a tão almejada visibilidade!

Perceba que não me refiro ao número de seguidores, mas formar uma comunidade engajada e que ama e se inspira tanto no seu conteúdo a ponto de compartilhá-lo sem limites. Com isso, o número de seguidores aumentarão consequentemente, só que por trás deles haverá uma base de fãs o que faz muita diferença para o seu negócio.

Ter uma comunidade de seguidores no Instagram pode significar mais vendas para sua empresa, mais visualizações em seu blog e uma comunidade mais forte para sua marca. Mas, com uma demanda de conteúdo tão grande, como se destacar na imensidão?

Foi pensando nisso que decidi criar plano estratégico com ferramentas que me ajudem a levar o meu Instagram à um outro nível e que agora compartilho com vocês pra que, se assim desejarem, venham comigo nessa jornada!




1. Criar um tema para o instagram.

Planeje muito bem sobre qual assunto vai trabalhar no seu perfil e então trace um planejamento para se manter consistente. É muito importante definir como será o estilo do feed. Fotos autorais, banco de imagens ou criar artes através de ferramentas de design? 

Se inspire em algumas pessoas, mas faça um trabalho realmente seu. Montar algo que a gente não gosta ou não domina pelo menos o básico é bastante trabalhoso e desmotivador. Não adianta criar um feed infinito, mosaico, usar uma paleta de cores que não combina com o seu assunto porque A ou B está fazendo e é lindo. Acredite, se você não amar vai querer abandonar em muito pouco tempo por ficar sem saco pra produzir.

Acredite, eu descobri que isso realmente ajuda a criar um tema para o Instagram. Passava tanto tempo admirando o trabalho de outras pessoas e esquecendo que sou especial, que também tenho ao pra mostrar. A primeira coisa que fiz foi anotar algumas palavras que eu desejava que viessem à mente das pessoas quando vissem a minha conta, que percebessem que ali está o meu propósito.

Quais palavras você usaria para sua conta? Uma vez que você tenha decidido dê o seu melhor para colocá-lo em em prática. Entregue algo pelo qual as pessoas vão se apaixonar! 


2. interagir com pessoas do mesmo nicho.

Agora que você já pôs em prática o primeiro passo, comece a se conectar com outras contas! A gente já passa tanto tempo no Instagram, que tal usar isso de maneira inteligente a nosso favor? Quando visitamos outros perfis é natural que as pessoas queriam saber quem está por trás de um comentário inteligente, que está agregando valor ao conteúdo que todos naquela rede amam. As pessoas naturalmente começarão a perceber o seu nome e poderão querer conferir sua conta imediatamente...

Vale aqui a chuva de likes, que é curtir um grande número de fotos de uma só vez. Quem recebe geralmente divulga o carinho em seus stories e isso ajuda a divulgar seu nome e permite que outros usuários descubram você.

Mas, atenção: seja genuína. Não saia por aí fazendo isso em excesso porque ao invés de fazer com que as pessoas gostem de você perceberão que é só uma interesseira e ninguém merece gente assim. Eu também sugiro fazer isso apenas com usuários em seu nicho e com perspicácia. Everybody hates spam!

Como encontrar pessoas do seu nicho? Busque por hashtags ou veja os seguidores dos seus Instagramers favoritos. Não custa reforçar, a  palavra de ordem é ter autenticidade!


3. Socializar.

Não é por acaso que se chama rede social! Seja gentil e responda os comentários e se não for uma dúvida, você pode agradecer. Retribua os comentários e em vez de algo parecido com “que linda", "amei a legenda", tente deixar comentários autênticos e perguntas que os  incentivem a disussão de ideias.


4. Criar uma hashtag e incentivar os outros a usarem também.

Essa é uma ótima  maneira de criar uma comunidade e ganhar novos conteúdos para sua conta. Primeiro de tudo, crie uma hashtag exclusiva e certifique-se de que ela não está sendo usada! Em seguida crie formas de convencer sua comunidade a utilizá-la.

Uma boa estratégia é fazer com que as pessoas se sintam valorizadas e pertencentes a esse ciclo especial. Não deixe de verificar a tag #intimasdaray, criada pela Rayza Nicacio, para ver na prática coo funciona! 


5. Usar a geolocalização.

Não economize em nenhum recurso! Pessoas costumam pesquisar muitos lugares através do Instagram e pode estar aí sua chance de ser descoberta! Postar uma foto daquele restaurante super instagramável ou cidade que você visitou recentemente? Manda ver! Dessa forma, outras pessoas que usaram a mesma geotag podem ver sua foto e, potencialmente, te seguir. Afinal, vocês tem muito mais em comum do aquele vinho maravilhoso. Ah, e isso vale tanto para as fotos do feed quanto para os stories. 😉


6. Fazer cursos.

Investir em conhecimento é imprescindível! hoje temos uma infinidade de opções que fica até difícil escolher! Se não tiver a mínima ideia por onde começar, peça ajuda às amigas ou lance perguntas nos seus stories.

Foi assim que nesse último fim de semana conheci o Curso Instagram com Propósito, da Taís Trapp, que tem um blog cheinho de dicas incríveis também. Ele é focado em negócios e marcas pessoais que desejam se destacar de verdade do Instagram, onde será possível aprender a gerar conteúdos de valor e se tornar uma autoridade para seu nicho.

Particularmente, me encantou a história por traz da criação desse produto. Taís contou tudo no Instagram dela, do tempo que levou para ficar pronto, suas técnicas de mentalização e visualização positiva e de como conseguiu resultados expressivos. Amo quem se entrega ao seu negócio apaixonadamente!

Uma coisa muito importante aqui é deixar claro que existe muito conteúdo de valor compartilhado livremente, mas acredite, isso é apenas a ponta do iceberg. As pessoas irão te darão algo gratuitamente, mas não te entregarão todo o jogo. Não as culpe, isso significam que elas trabalhanram duro e precisam ser pagas por isso. Então, os cursos, workshops e e-books serão sempre ótimos investimentos!



7. Valorizar o que o seu público gosta.

Estude para entender as métricas e tirar muito proveito delas! Faça uma pequena pesquisa entre os posts mais curtidos e que tiveram o maior engajamento (salvos, compartilhados...) e a partir deles crie conteúdos relacionados e com formato semelhante. Mas, nada de ficar repetitivo. Sim, dá muito trabalho produzir conteúdo e se você cuida de tudo sozinha será ainda cansativo. Não se preocupe, depois que você pegar o jeito as coisas fluem, a prática leva a perfeição. Digo isso por experiência própria aqui com o blog!


8. Planejar o conteúdo com antecedência.

Você não precisa criar legendas enormes, mesmo que queira se informar, seu seguidor está na rede buscando leveza e distração. Textão, por mais informativo que seja, raramente é lido. Portanto, encontre a fórmula que seja legal para o seu público.

O mesmo vale para o contrário! Não adianta caprichar e colocar um emojizinho ou nem colocar nada, esse tempo já foi! A regra do Instagram atualmente, eu arrisco dizer, é 60/40, 60% imagem e 40% conteúdo. Então para não ficar na dúvida ou sem saber o que postar, faça um planejamento. Esse é o segredo supersecreto - ou nem tanto assim - das contas mais engajadas da rede.

Está perdida de como planejar conteúdo e não sabe nem por onde começar? Volte ao item 6! 


9. Compartilhar os posts do Instagram nas outras redes.

Se você tem um blog, Twitter, Pinterest ou Facebook, está aí uma ótima forma de divulgar o conteúdo do seu Instagram. Isso ajudará as pessoas de outras redes a conhecer o seu conteúdo. O Pinterest em especial é um ótimo canal para para levar público à outras plataformas.


10. Oferecer materiais gratuitos e dicas valiosas.

Não há nada mais encantador do que ter alguém que resolve um problema seu assim "do nada". Sabe quando você está rolando seu feed ou procurando por um conteúdo na lupa e pá! Tá lá aquele antídoto para "uma dor" urgente e que a gente não tinha a menor ideia de como resolver... Ou mesmo aquela dica incrível que vai facilitar muito a nossa vida.

Então, se especialize e estude muito. Se o seu objetivo é trabalhar com o Instagram, crescer na plataforma e até mesmo fazer disso o seu trabalho, terá de encará-lo exatamente dessa forma. Acredite, nada acontece num passe de mágica.

Essas dicas são básicas e que eu descobri depois de muita observação. Recentemente fiz uma limpeza na minha conta do Instagram, na qual tinha 11k de seguidores. Como é uma conta relativamente antiga, existiam muitos fantasmas e contas inativas e o meu engajamento que estava em crescente começou a estacionar... Foi aí que decidi fazer a remoção.

Enquanto escrevo esse post tenho exatamente 5.132 e pouco mais de 10% de engajamento. Desesperador! E já coloquei como meta aumentar significativamente as interações até o final do ano. Será que consigo? Vamos juntas?

E você que já conseguiu um certo destaque, como construiu sua comunidade? Tem algum dica diferente das que citei aqui? Compartilhe sua dica favorita aqui nos comentários ou no Instagram e marque @moonteca para que eu possa te conhecer!




Todos os Direitos Reservados.



Um comentário: